top of page

Engenharia de Segurança

Canteiro de obras
0036.jpg

SEGURANÇA DO TRABALHO

A STEPSEG presta serviços de engenharia de segurança do trabalho preparados de acordo com as normas vigentes para identificar riscos, controlar exposições e implementar medidas eficazes para mitigar/eliminar doenças causadas por exposição a substâncias perigosas, riscos físicos, químicos e biológicos. Reduzir e eliminar o risco de acidentes e criar um ambiente de trabalho adequado para os funcionários e para a empresa.

HIGIENE OCUPACIONAL

A Higiene Ocupacional é uma ciência cujo primeiro objetivo é reconhecer, dentro de determinado ambiente de trabalho, os agentes que fornecem risco àqueles que desempenham sua função no local. Uma vez reconhecidos, é também a essa área do saber que cabe a função de avaliar o nível dos riscos, bem como estipular ações e demais medidas que devem ser tomadas para controlar, amenizar e, se possível, neutralizar esses agentes de risco.
Dessa forma, a “Higiene Laboral”, como também é conhecida, é essencial para gerenciar possíveis riscos e garantir a saúde ocupacional. Por isso, a atenção à essa área é indispensável para o bom funcionamento das empresas, uma vez que prevenir os riscos aos trabalhadores é fundamental para que eles possam continuar trabalhando e sintam-se valorizados pela empresa. Longe de ser superficial, essas ações são essenciais para o sucesso do empreendimento e até mesmo para o aumento da produtividade da empresa.

AVALIAÇÃO DE CORPO INTEIRO

A AVALIAÇÃO DE VIBRAÇÃO OCUPACIONAL é uma exigência da norma regulamentadora ISO 5349, voltada para mãos e braços e localizadas, bem como a ISO 2631, que oferece detalhes de corpo inteiro. Assim, a avaliação de vibração ocupacional visa impedir níveis em desacordo com estas normas para atividades que envolvam vibrações e que podem proporcionar males aos individuo que se encontram expostas às suas ações.


Em linhas gerais, a avaliação de vibração ocupacional de corpo inteiro e de mãos e braços do tipo quantitativa proporciona que medidas preventivas sejam tomadas, bem como medidas corretivas e de controle quanto a exposição às vibrações que podem chegar a afetar tanto a segurança quanto a saúde dos colaboradores. Além disso, a avaliação de vibração ocupacional avaliação de vibração ocupacional tem por finalidade eliminar os riscos ou diminuir de forma considerável em locais onde não há qualquer tipo de tecnologia à disposição.


Entre os aspectos considerados pela avaliação de vibração ocupacional nessa eliminação ou redução dos riscos, é possível citar os esforços físicos realizados, assim como fatores quanto à postura do colaborador que sofre essa exposição. Por meio da avaliação de vibração ocupacional, é possível comprovar medidas concretas com o objetivo de controlar e reduzir a exposição á vibrações que sejam danosas através de manutenção preventiva e corretiva.

LAUDOS TÉCNICOS

O LTCAT significa Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Este documento é destinado para demonstrar as condições ambientais de trabalho do colaborador durante o período da empresa, a fim de determinar se o trabalhador terá direito a aposentadoria especial.
O laudo técnico das condições do ambiente de trabalho é um documento que visa reportar as condições do meio ambiente de trabalho do colaborador. O LTCAT é obrigatório para todas empresas e é um programa regulamentado pela Previdência Social.
Ele não se trata de um programa para minimizar ou eliminar os riscos presentes no ambiente, mas serve como um documento de comprovação de que o trabalhador esteve exposto a determinados riscos durante o período de permanência na empresa. Este documento será usado em benefício do funcionário, pois é a partir dele que é determinada a necessidade ou não da aposentadoria especial pelo INSS.

ERGONOMIA

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.


No âmbito das ciências econômicas, a ergonomia consiste na área que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, especialmente na economia industrial. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo).


A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização, e contempla tudo através de uma perspectiva humanitária da empresa e das relações que se estabelecem nela. O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.


As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo a incapacidade de trabalhar, por exemplo. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

PERÍCIAS

Constantemente as empresas se deparam com problemas jurídico, principalmente trabalhistas. Para auxiliar nesses momentos é necessário o suporte técnico qualificado para contribuir na solução do problema. 

Contamos com profissionais com conhecimento necessários para auxiliar nossos clientes, acompanhando todo o processo, incluindo vistoria do local da atividade. Realizamos pericias em conjunto com perito do juízo, elaboramos laudos e fornecimento de subsídios para defesa.

E-SOCIAL

O termo eSocial é usado para se referir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Essa plataforma unifica a comunicação entre empregadores (empresas) e o Governo, em termos do envio de informações relativas aos colaboradores do negócio.


O objetivo do sistema é simplificar e facilitar o processo feito pelos empregadores para o envio dos dados trabalhistas, previdenciários e fiscais. Dessa forma, o eSocial substitui a entrega de formulários individuais para cada declaração.


A alteração foi estabelecida pelo Decreto nº8373/2014 onde o eSocial foi instituído. Ele é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho (MTb). Sua obrigatoriedade foi estabelecida dentro de um cronograma de implantação, dividido em etapas e desde em julho de 2018 todas as empresas são obrigadas a operar com o eSocial — com exceção do MEI, que continua a utilizar o documento de Declaração Simplificado (DAS), exclusivo dessa modalidade de negócio..

bottom of page